O que representa a obra de Tarsila do Amaral a negra?

O que representa a obra de Tarsila do Amaral a negra?

A obra ​A Negra​, de Tarsila do Amaral retrata o mito da negra na formação do povo brasileiro, elaborada a partir das estórias contadas pelas empregadas negras da fazenda.

Como fazer uma biografia da Tarsila do Amaral?

Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. Na adolescência, Tarsila estudou no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os estudos numa escola de Barcelona (Espanha). Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas.

Quais as 10 principais obras de Tarsila do Amaral?

10 obras modernistas de Tarsila do Amaral

  1. A Negra, 1923. A Negra (1923)
  2. A Cuca, 1924. A Cuca (1924)
  3. São Paulo (Gazo), 1924. São Paulo – Gazo (1924)
  4. Morro da Favela, 1924. Morro da Favela (1924)
  5. Abaporu, 1928. Abaporu (1928)
  6. Urutu (O ovo), 1928. Urutu – O Ovo (1928)
  7. A Lua, 1928. A Lua (1928)
  8. Antropofagia, 1929.

Qual é a provável atividade da negra retratada por Tarsila do Amaral?

Na interpretação da tela de Tarsila, através das pernas cruzadas da negra é possível depreender que a mesma possa estar protegendo-se contra a agressão física de seus senhores, contra o abuso sexual que sofria dentro da casa grande, fechando o sexo.

Qual a bibliografia de Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Em que ano nasceu e morreu Tarsila do Amaral?

86 anos (1886–1973)Tarsila do Amaral / Idade ao falecer

Qual foi a obra mais importante de Tarsila do Amaral?

Abaporu
Tarsila empolgou-se com a interpretação e correu para um velho dicionário de tupi-guarani. Ali encontrou as palavras “aba” e “poru” – “homem que come”. Estava batizado aquele que se tornaria o mais valioso quadro da arte brasileira, Abaporu.

Como podemos interpretar as pernas cruzadas da negra?

Essa figura, sentada, de pernas cruzadas, representa uma mulher negra, despida. As características salientes são o único seio realçado acima do seu braço direito, os lábios carnudos e a ausência de cabelos. O lugar em que a figura se apresenta é indefinido; trata-se de um conjunto de linhas em várias cores.

Qual é o significado da obra Abaporu?

Essa tela foi batizada de Abaporu por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é “homem que come gente” ou “homem antropófago”. Nesse trabalho, é retratada uma figura humana sentada numa posição pensativa em uma paisagem árida e ensolarada.

Qual foi a principal obra da Tarsila do Amaral?

Abaporu, 1928 Das obras de Tarsila do Amaral, Abaporu talvez seja a mais famosa. Pintada em 1928, o quadro foi um presente oferecido ao marido e escritor Oswald de Andrade. A tela representa a fase antropofágica das pinturas de Tarsila do Amaral, que ocorreu entre 1928 e 1930.

Qual é o tipo de arte de Tarsila do Amaral?

Pintura
Desenho
Tarsila do Amaral/Formas

Como Tarsila morreu?

Tarsila do Amaral, a artista-símbolo do modernismo brasileiro, faleceu no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973 devido a depressão.

Qual a data da morte de Tarsila do Amaral?

17 de janeiro de 1973Tarsila do Amaral / Data de falecimento

O que fez de importante Tarsila de Amaral?

Quem foi o grande amor de Tarsila do Amaral?

De 1930 a 1973 No ano seguinte, após o fim de seu casamento com o escritor Oswald de Andrade, Tarsila teve um breve relacionamento com o comunista e médico psiquiatra Osório César.

Qual foi a primeira obra de Tarsila do Amaral?

Biografia de Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma pintora e desenhista brasileira. O quadro “Abaporu” pintado em 1928 é sua obra mais conhecida. Junto com os escritores Oswald de Andrade e Raul Bopp, lançou o movimento “Antropofágico”, que foi o mais radical de todos os movimentos do período Modernista.

Quem é a esposa de Tarsila?

Com apenas 16 anos, Tarsila pinta seu primeiro quadro. Quando retorna ao Brasil, casa-se com André Teixeira Pinto, com quem teve uma filha, Dulce. Mais tarde, em 1920, divorcia-se dele e vai para Paris, na França, estudar arte na Academia Julian, escola de pintura e escultura.

Qual é o legado de Tarsila?

Tarsila frequentou a escola em Barcelona e mais tarde estudou em sua cidade natal com o pintor Pedro Alexandrino Borges (1864-1942). Ela também frequentou a Académie Julian em Paris e estudou com outros artistas proeminentes (1920-1923). A partir de 1916, Tarsila do Amaral começou a estudar pintura em São Paulo.

Qual foi a primeira exposição de Tarsila no Brasil?

Em 1929 Tarsila fez sua primeira Exposição Individual no Brasil, e a crítica dividiu-se, pois ainda muitas pessoas não entendiam sua arte. Neste ano de 1929, teve a crise da bolsa de Nova Iorque e a crise do café no Brasil, e assim a realidade de Tarsila mudou. Seu pai perdeu muito dinheiro, teve as fazendas hipotecadas e ela teve que trabalhar.